Thursday, August 29, 2013

Autoridade na pessoa de Jesus (Mateus 8. 14-17)


Quantas vezes já experimentamos dias nos quais chegamos aos nossos lares, após uma maratona de atividades, física e mentalmente cansados. Por vezes, dias puxados nos consomem de tal maneira que o nosso desejo de descanso é aparente e o refrigério uma expectativa promissora. Porém, vemos no ministério de Jesus por meio da biografia de Mateus que seu ministério era intenso. Como homem, Ele era totalmente exigido.

Ainda em Cafarnaum, Jesus se depara com a mãe da esposa de Pedro dentro das quatro paredes de um ambiente familiar. É importante ressaltar que os dois sinais de Jesus, narrados anteriormente no capítulo 8 de Mateus foram de extrema grandeza, considerando as barreiras sociais e étnicas que foram transpostas através da suprema autoridade de Jesus. 

Este primeiro sinal que envolvia a sogra de Pedro é narrada de forma curta. Jesus viu a sogra de Pedro em uma situação crítica e foi de encontro a ela no mesmo instante. Provavelmente, ela sofria de algo grave. Uma enfermidade que a consumia e produzia febre muito alta. Jesus toma a mulher pela mão, e a febre a deixa instantaneamente. Também averiguamos, que esta mulher a respeito de quem pouco sabemos, logo após ser curada, começa a servir Jesus. Uma vez salva, ela se coloca a disposição do Mestre como serva.

A nossa salvação na pessoa de Jesus, deve produzir em nós um desejo primordial de servi-lo. Nós o servimos por que Ele nos deixou o seu exemplo. Ele derramou sobre nós a sua graça para que cresçamos em um relacionamento intimo com Ele, o qual nos impulsiona a submetermos a Ele como servos, cheios de compaixão em relação aos outros.

Lembrando-se que tudo ocorrera em um sábado, de acordo com o Evangelho de Marcos, Jesus já havia participado do culto na sinagoga, mas continuava tocando vidas, restaurando a vitalidade dos enfermos e expulsando espíritos malignos. Ele executou estes sinais no Shabbat, o que afirmava aos Judeus a razão pela qual havia sido enviado. A autoridade de Jesus era evidente, e seu ministério de restauração completa já havia sido anunciada por meio do profeta Isaías.

Esta semana, aprendemos que quanto maior o impacto do evangelho de Jesus em nossas vidas, maior a nossa influência em nosso contexto. De fato, Jesus tomou sobre si mesmo nossas enfermidades e nos sarou para que possamos servi-lo. Sua autoridade suprema e sua missão deve nos impulsionar a agirmos como Ele agiu, e então seremos sal e luz em muitos espaços, na vizinhança, na cidade, nos negócios, nos esportes, nas artes...

No comments:

Post a Comment