Tuesday, December 14, 2010

Resposta ao Chamado (1 Reis 19.19-21)

Este e o segundo estudo sobre Eliseu: Um novo profeta, com uma nova mensagem: Salvação para todos, em nome do SENHOR.

O encontro em Horebe havia devolvido a Elias o vigor espiritual. Depois de uma sucessão de conflitos íntimos causados por medo, desorientação, exaustão, além da sensação de terrível solidão, o profeta havia então sido cuidado e direcionado pelo SENHOR. Elias havia sido lembrado que a ação de Deus em Israel não estava limitada ao seu ministério, afinal, o profetismo em Israel havia sido instituído pelo SENHOR,  quando a nação estava ainda às portas da Terra Prometida. Na ocasião importantíssima, Deus falou por meio de Moisés que, na condição de profeta, anunciou a vinda de um futuro Profeta. Portanto,  os filhos de Israel não deveriam copiar as práticas abomináveis das nações vizinhas, que apoiavam e buscavam toda sorte de ‘futurólogos’, como adivinhadores, feiticeiros e necromantes, pois homens seriam levantados por Deus, homens que receberiam as suas palavras e as proclamariam, garantindo instrução do alto a todo Israel (Deuteronômio 18.9-22). Os verdadeiros profetas não eram eleitos por um conselho de classe, também não eram meros religiosos separados pelo povo, mas simples dádivas da graça de Deus a uma nação marcada por sua infidelidade endêmica.

Segundo o texto bíblico, Elias deixou a Península do Sinai e, em seu caminho rumo ao norte, achou a Eliseu. Sim, ele apenas o achou, Deus o havia escolhido. Pensem: Sucessões promovidas por homens, por vezes, seguem um curso segundo o qual homens são substituídos por outros supostamente‘iguais’. Elias, era mesmo um homem de personalidade exuberante e mística, mas ele não encontrou alguém como ele.  Eliseu não seria um clone, uma réplica de Elias; seu ministério seria até semelhante, em alguns aspectos, ao de seu antecessor, mas, evidentemente, não igual. Diferentes contextos, diferentes momentos, diferentes servos. As escolhas do SENHOR são perfeitas. Sempre. Há mais exemplos bíblicos a respeito, mesmo no Antigo Testamento, porém, nas primeiras páginas do Evangelho de João, estão os relatos de um Profeta também achado e em muito diferente de seu antecessor imediato. Encontrem o texto!

Provavelmente, Eliseu era mesmo nativo de Abel-Meolá, no vale do Jordão, região pertencente aos limites do Reino do Norte. O filho de Safate era membro de uma família com recursos materiais consideráveis para os padrões da época. Sim, doze parelhas de bois não significavam pouca coisa; obviamente, a propriedade da família era grande, havia muita terra sujeita a lavragem, além do mais, o uso de tantos animais, por certo, demandava servos assalariados. Ao que tudo indica, Elias e Eliseu tiveram origens bem diferentes.

“Elias passou (por Eliseu), e lançou o manto sobre ele.” O manto representava a vocação profética, e, uma vez lançado sobre um sucessor, confirmava, de forma dramática, a transferência de tal vocação, e, naturalmente, de todas as responsabilidades inerentes. Portanto, o manto sobre os ombros de Eliseu foi o sinal de sua investidura, investidura  irrevogável. Eliseu entendeu o simbolismo do ato de Elias imediatamente. Viu o santo profeta se afastando, deixou os animais de trabalho e correu após ele. Depois do encontro, quando então se entreolharam, Eliseu fez um pedido expresso: “Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei.” Eliseu queria apenas um tempo  com a família. Não havia dúvidas em seu coração, muito menos intenções sutis; as devidas despedidas fariam parte de um processo de saída definido, não de um esquema que prolongaria a sua permanência em casa(Mateus 8.18-22).  Reflitam!

A resposta de Elias foi curta e direta: “Vai e volta…” As despedidas não poderiam ser longas, pois Eliseu já havia entendido que não sairia para uma aventura, mas para o cumprimento de um ministério sagrado. Com a devida permissão, Eliseu voltou ao local onde havia deixado os animais de trabalho, os matou, queimou o equipamento de madeira e então, com carne e lenha disponíveis, preparou um grande churrasco para sua família e amigos. Notem, Eliseu não se desfez do que pertencia a família, apenas do que era propriamente dele, em sinal de ruptura com a sua condição passada; ele não deixou algo reservado para uma possível volta, pois não haveria volta.

“Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.” Aparentemente, Eliseu era ainda jovem quando de seu chamado, pois seu ministério profético se estenderia por mais de cinquenta anos. No início, no entanto, ele seria apenas o moço, o servo de Elias; Eliseu assumiria uma condição na qual aprenderia muito por simples observação. “Eliseus” é a forma grega do nome hebraico “Elisha” cujo significado é “Deus é salvação”. O nome de Eliseu caracterizaria apropriadamente o seu ministério.

Eliseu, não mais lavrador. Um novo profeta, com uma nova mensagem: Salvação para todos, em nome do SENHOR. 
Ernesto Ferreira Junior

1 comment:

  1. SHOW de bola!!! Deus escolhe aqueles que se dispõe a deixar tudo para trás.. e buscar a maior glória de todas.. salvar vidas!!! XD .. Benção pura e sem mistura (y)

    ReplyDelete